Eficiência e Digitalização: A Necessidade de Modernizar o INSS, segundo Lucas Soares Fontes

“Enquanto houver perda de tempo com atendimentos desnecessários o INSS sempre precisará de novos funcionários”. Essa frase é do advogado Lucas Soares Fontes que afirma que a escassez de funcionários do INSS sempre existirá diante da falta de informatização, atendimentos desnecessários e falta de logística e estratégias para atendimento eficiente. 

A falta de informatização de vários serviços para Lucas Soares Fontes é um fator que influencia significativamente no aumento das filas de demora no INSS. Muitos usuários vão até a gênica solicitar e esperar horas por serviços que seriam realizados em segundos pela internet caso os recursos eletrônicos para tal existissem. O usuários poderá realizar prova de vida por meio de aplicativos de reconhecimento facial, retirar todos e qualquer tipo de extratos e documentos por meio de sistema de emissão eletrônica, tirar qualquer tipo de dúvidas por meio de inteligência artificial que as responderia em segundos assegurado o atendimento com servidor por videochamada. Atendimentos como envio de documentos poderiam ser realizados à distância com eles digitalizados e até perícias podem ser realizadas por videoconferência. 

“Além de modernizar é preciso desacostumar”, é o que afirma Lucas Soares Fontes quanto aos aposentados que vão agência todo mês para tirar extratos, contracheques e comprovantes de seus benefícios bem como para tirar dúvidas e receber explicações óbvias sobre eles ou então solicitam o atendimento apenas para conversar com o funcionários da agência sobre temas óbvios com meio para se ocupar diante da falta do que fazer de muitos. Nessa casos deve-se apenas fornecer a senha para retirar os documentos online e negar o atendimento do usuário na agência explicando sobre a essencialidade e seletividade dos que entram lá para serem atendidos. 

Questões logísticas são essenciais para reduzir os atendimentos. Colocar servidores ágeis e experientes já na triagem, a porta de entradas de cada agência já dispensaria grande parte dos atendimentos supérfluos desnecessários e realizáveis online. realizar ainda uma pré-triagem dos testados periciais e condições para concessão de benefícios periciais já dispensaram grande parte dos usuários que agendam perícias desnecessários e claramente improcedentes.