Na dúvida, pergunte ao robô! Entenda o papel da IA na cobrança

Setor investe na implementação de chatbots e automatizações de atendimentos

A inteligência artificial tem ganhado cada vez mais espaço no atendimento ao cliente, transformando desde o primeiro contato até a resolução de problemas. Conforme dados do site Gazeta do Povo, 58% das empresas brasileiras utilizam essa tecnologia. No setor de cobrança, essas ferramentas vêm se mostrando especialmente eficazes, automatizando processos e oferecendo respostas mais rápidas e personalizadas.

Na KSL Associados, empresa especialista em cobrança amigável e cobrança jurídica, a inteligência artificial é uma aliada estratégica para melhorar a experiência do cliente. Um exemplo é o ChatBot KSL, que é uma ferramenta criada a partir da cultura da empresa de oferecer um atendimento completo e especializado, sempre com foco na satisfação do consumidor final.

Podendo ficar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o chatbot é programado para resolver questões de primeiro nível (situações rotineiras que não envolvem negociações mais complexas). “Com mais de 60% de precisão nesse tipo de atendimento, a solução tem contribuído significativamente para aumentar a agilidade, objetividade e eficiência na cobrança”, comenta Edemilson Koji Motoda, diretor do Grupo KSL.

Para a implementação de tecnologias cada vez mais atualizadas, é necessário que as próximas gerações estejam preparadas desde cedo. Isso é o que a SuperGeeks promove, sendo a rede pioneira em cursos de competências para o futuro como programação, robótica e desenvolvimento de games, a grade curricular inclui ensino de IA para os alunos em todas as faixas etárias. “Cada dia mais o mercado exige qualificação em tecnologia para lidar com as frequentes inovações. Formar jovens é garantir que eles estarão prontos para atuar nas mais diversas áreas e segmentos”, afirma Marco Giroto, fundador da SprintHub e SuperGeeks, especialista em Tecnologia e IA.

Marco ainda complementa explicando que esse conhecimento de Inteligência Artificial pode ser utilizado em empresas dos mais diversos segmentos, como o de cobrança. Os agentes de IA criados pelos alunos podem ser de grande importância para a maior automatização e precisão de sistemas como chatbots e URA’s eletrônicas, fazendo com que sejam mais naturais e personalizadas ao tom do cliente.

Para ambas as empresas, a IA deve ser uma aliada e não uma substituta do atendimento humano. “A tecnologia pode agilizar processos, mas é a empatia e a escuta ativa que resolvem situações mais delicadas”, destaca Edemilson. Já na SuperGeeks, esse equilíbrio também é ensinado desde cedo: “Preparamos nossos alunos para desenvolverem soluções tecnológicas com propósito, pensando sempre no impacto humano por trás da inovação”, complementa Marco.

Diante desse cenário, fica evidente que a inteligência artificial está deixando de ser apenas uma tendência para se consolidar como uma ferramenta essencial na construção de experiências mais eficientes, ágeis e humanizadas. Tanto na atuação da KSL Associados quanto no trabalho formativo da SuperGeeks, o uso consciente e estratégico da tecnologia mostra que é possível unir inovação e sensibilidade, garantindo resultados mais eficazes sem perder de vista o valor das relações humanas.

Kaísa Romagnoli
11965792062
[email protected]

Deixe um comentário